As 3 coisas que realmente motivam as pessoas

image_pdfimage_print

dan_pink

Dinheiro é um fator motivante, mas nem sempre

Existem basicamente 2 tipos de atividade, as que envolvem a lógica e as que envolvem a criatividade. Nas que envolvem a lógica e coisas mais palpáveis o dinheiro realmente é um fator motivante. Em atividades criativas o dinheiro prejudica o desempenho.

Se não é dinheiro, o que realmente motiva as pessoas?

Se você quer estimular a motivação em uma área que envolva criatividade e inovação, ou seja, empreendedorismo, entenda os 3 fatores essenciais para que a motivação coma solta.

Autonomia
Pessoas criativas gostam de ser donas do próprio nariz. Apesar de autonomia não significa fazer o que quiser, o sentimento de ter espaço para gerar novas ideias é fundamental. Ninguém consegue produzir algo realmente inovador cheio de barreiras ao redor.

Maestria
Quem quer fazer um trabalho grandioso adora olhar para ele e falar “Caramba, eu sou sinistro hein?”. Lembrando que para alcançar a maestria são necessárias MUITAS horas de prática. Veja mais em Para fazer coisas extraordinárias, é preciso treinar extraordinariamente.

Propósito
Quantas vezes você já parou no meio de uma atividade e pensou “Por que %@$ eu estou fazendo isso?”. Motivação vem de ter um motivo para fazer algo. Tendo um propósito grandioso a jornada rumo ao sucesso fica muito mais fácil.

Bacana! Quero saber mais sobre isso
Para aprofundar seu conhecimento sobre os 3 fatores e se tornar o mestre da motivação, não deixe de assistir esse vídeo sensacional. Para ver as legendas em português clique em Subtitles e escolha essa opção.

Existe outra versão do vídeo, com o mesmo áudio mas com uma animação muito bacana, confira.

Conclusão
Apesar desses fatores motivarem todas as pessoas, algumas simplesmente não estão dispostas a fugir da estabilidade financeira para correr atrás disso. Se você quer criar uma empresa inovadora que vai longe, esse não é o tipo de pessoa que você quer na sua empresa.

Um ótimo exemplo de empresa guiada por um propósito é a Zappos, que foi de 0 a 1 bilhão de dolares de faturamento em 10 anos. Confira a entrevista com o CEO da Zappos.

E você, que acha desses 3 fatores? Consegue enxergar como cada um deles influencia o dia-a-dia do empreendedor?

Fonte: BLOG SAIA DO LUGAR