QI x QE x QS

image_pdfimage_print

qi_qe_qs

No início do século XX foi muito difundida a idéia de que as pessoas com um QI (quociente de inteligência) elevado eram mais capacitadas para realizar tarefas específicas.  Na época houve inclusive afirmações, de diversos órgãos vinculados ao governo Norte-Americano, de que as pessoas com QI mais elevado eram as mais bem preparadas para assumir a presidência dos Estados Unidos. A quantidade de QI dos candidatos era como um orientador ao eleitorado em qual candidato ele deveria votar, ou seja, aquele com QI maior era o melhor. O QI é a medida cognitiva feita no indivíduo, através de testes específicos que o compara a outra pessoa com a mesma faixa etária, em tese,quanto mais alto o QI, mais inteligente e capacitado seria o cidadão. Segundo estes testes, QIs iguais ou superiores a 130 são classificados como superdotados, já os inferiores a 70 sofrem de deficiência mental.

Entretanto, com o passar dos anos, já ao final dos anos de 1990, percebeu-se que não adianta em nada o indivíduo ser extremamente inteligente – ter o QI elevado – se ele não sabe lidar com suas emoções. Lidar com as emoções é saber entender o que acontece na sua intimidade interior e também na do próximo. São habilidades como motivar a si próprio e ao outro, controlar os impulsos intempestivos, favorecer relacionamentos interpessoais, dentre outras capacidades que tratam do EU interior e o daquele com quem se relaciona. A essa capacidade  que o indivíduo tem de lidar com as emoções dá-se o nome de QE ou, quociente emocional. O best seller que muito bem defendeu essa tese, e até hoje está entre as maiores vendagens de livros do gênero, tem o título INTELIGÊNCIA EMOCIONAL do escritor e psicólogo Daniel Goldeman.

Atualmente começa a se propagar um novo viés desse Q (quociente),  é o QS. Mas, o que seria esse tal de QS? QS ou quociente eSpiritual, é a capacidade que todos temos de nos ligar ao TODO, é a forma individual de perceber que a vida transcende a algo que não conseguimos entender, mas que conseguimos sentir no nosso âmago. É como uma medida que aufere a nossa capacidade de espiritualizar. Segundo a filósofa e física da faculdade de Oxford Drª Dana Zohar “é uma terceira inteligência que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. Ter alto QS implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido”. Ainda de acordo coma Drª Zohar, as 10 qualidades de pessoas com alto QS são:

  1. Praticam o autoconhecimento
  2. São idealistas
  3. Encaram a adversidade
  4. São holísticas (levam em consideração o todo respeitando as partes)
  5. Respeitam a diversidade humana
  6. São independentes
  7. Questionam filosoficamente
  8. Colocam as coisas em contexto mais amplo
  9. São espontâneas
  10. Tem alto índice de compaixão

Procure pautar sua vida sustentado por esse tripé infalível, Inteligência, Emoção e Espírito, seja um ser humano mais integral. Tudo se torna menos complexo facilitando nosso entendimento e facilitando nossas lutas diárias. Não se acomode! Leia, faça cursos, freqüente escolas para arejar e melhorar sua inteligência.

Se o seu problema são as emoções, busque  ajuda especializada de um psicólogo ou alguém que possa ajudá-lo a si compreender e a lidar com seus sentimentos, isso não é demérito pra ninguém. Se sua espiritualidade anda abandonada, nos porões de seu ser, há várias formas de aflorá-la, procure locais onde possa religar-se ao Todo e mergulhe na Graça Divina, há vários locais sérios por ai.