4 lições que podem ser aprendidas com o fundador do Walmart

image_pdfimage_print

Um dia, no princípio dos anos 60, Sam Walton com seus 44 anos, fundou sua primeira loja de departamento em Bentonville, Arkansas. Poucos anos antes, havia sido forçado a fechar sua primeira loja de sucesso por problemas contratuais.
Desde então, dia 2 de Julho de 1962, Walmart tem crescido e tornou-se um dos maiores varejistas do mundo. Oculpou por muito tempo a primeira posição, atualmente é o segundo atrás da Amazon. O Walmart possui mais de 10 mil lojas e mais de 200 bilhões em valor de mercado.
Tudo isto porque um trabalhador duro e dedicado viveu os seus princípio, aplicou em sua empresa inspirando várias pessoas a ter vontade de crescer e entender as duras regras que regem o sucesso, respeitando os limites impostos e válidos, até para os muito bem sucedidos.. Neste artigo, apresentaremos 4 destas regras.

1 – Entenda o valor do dinheiro
Walton nunca acreditou em ter um estilo de vida chamativo, esbanjador e sempre foi capaz de equilibrar o amor de viver com a manutenção das despesas.

Ele tinha visto pessoas vendendo suas empresas por pouco para desfrutar da experiência de riqueza que aqueles valores podiam lhes proporcionar, e depois, sofrerem mais tarde quando tudo praticamente havia acabado.

Ele também acreditava que, para oferecer valor aos seus clientes, ele tinha que cortar suas despesas e ser sábio com gastar dinheiro.

Então ele construiu uma filosofia de que cada centavo que ele economizava, é um centavo economizado para seus clientes e criou o famoso lema do Walmart:
Economize dinheiro. Viva melhor.

Walton jantou em restaurantes da família, dormiam dois em um quarto quando viajava com seus xecutivos e entre todos os dezoito aviões que ele comprou em sua vida, nenhum deles era novo.

Destacamos abaixo a lição aprendida.

Toda vez que o Wal-Mart gasta um dolar desnecessariamente, isto deverá ser cobrado do bolso de nossos consumidores. Este desperdício será infelizmente pago diretamente pelos nossos consumidores. Todas as vezes, no entanto, que salvamos um dolar de ser gasto desnecessariamente, isto coloca o Wal-Mart um passo a frente de seus competidores e atende ao maior interesse dos nossos consumidores. O melhor com o menor preço.

2 – Proteja seu sucesso e aprenda com os erros

Após cinco anos de trabalho árduo no Arkansas, Walton finalmente conseguiu superar seus concorrentes e construir a maior e mais lucrativa lojas de variedades em toda a região. Infelizmente, ele perdeu tudo por um erro de contrato. O arrendador preferiu não renovar, mas fazer uso do mesmo local para dar o ponto criado por Walton para o filho, então Walton se recusou a renovar seu contrato a qualquer preço.

Para ser honesto, o homem ofereceu a Walton um preço justo em troca de seu nome de franquia e inventário, mas isso não era o que Walton queria, e ele teve que deixar para trás todo o sucesso que acabara de construir e se ir.

Mas por causa de sua mentalidade positiva, Walton não responsabilizou ninguém, exceto ele mesmo por esse erro e prometeu aprender com esse erro e gastar o dobro do tempo lendo qualquer locação futura.

Ele também percebeu que sua família precisava de alguém com experiência em direito que também podesse defender melhor seus interesses, e incentivou seu filho seu filho mais velho, Rob, a se tornar um advogado.

3 – Aprenda tudo que puder sobre seu negócio e permaneça se atualizando

Esteja desesperado por aprender tudo sobre negócios e acompanhar aqueles que sabem melhor do que você sobre sua área.

As lojas do Wal-Mart dominaram o setor de varejo há anos, mas você sabia quem fez Walton interessado em esse negócio? Seu barbeiro. As primeiras regras que Walton aprendeu sobre o trabalho de varejo vieram de seu barbeiro e seus irmãos que mais tarde cultivaram sua loja de variedades em uma cadeia de sessenta lojas.

Walton também passou a maior parte dos domingos na casa de seu gerente, aprendendo o negócio e falando sobre varejo. Mesmo quando ele mais tarde deixou JCPenney e mudou-se para o Arkansas, ele teve que encontrar alguém com experiência para aprender, então ele passou a utilizar as horas de almoço na loja do concorrente e copiou suas melhores práticas.

“Comprometer-se com o seu negócio. Acredite nisso mais do que qualquer outra pessoa. “- Sam Walton

4. Seja competitivo
A melhor palavra para descrever Walton é competição. Ele conseguiu isso de sua mãe que o ensinou a levar a vida a sério e tentar ser o melhor em tudo o que ele fez. Ele trabalhou como salva-vidas, garçon de mesas em troca de refeições. Ele também fez uma quantia considerável de dinheiro durante a faculdade, apesar de viver a depressão mais prolongada e mais prevalente do século XX.

Walton foi tão competitivo que jogou beisebol, futebol e basquete ao mesmo tempo e ganhou o campeonato estadual em dois esportes diferentes. Não mencionando que buscava se destacar em outros campos, como ser eleito presidente da Classe Bíblica da cidade.

Essa experiência intensa ajudou Walton a estabelecer sua mentalidade para o sucesso e a compreender o papel do trabalho em equipe. Ele percebeu que exercer publicamente seu ego não era o caminho certo para construir um negócio forte, então ele investiu muito em atrair as melhores pessoas, mais talentosas e mais leais para sua equipe.

O que você acha do empreendedor que construiu um dos maiores impérios de varejo do mundo? Compartilhe conosco sua opinião, seja em nossos comentários, no Facebook, etc.