3 lições que podem ser evitadas de serem aprendidas da maneira mais dura antes de ter sucesso

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Para alcançar seus sonhos, passamos por desafios, provações que forçam que algumas coisas sejam aprendidas da maneira mais difícil.

Os grandes líderes certamente têm os seus segredos ao longo de uma trajetória em busca do sucesso, mas para chegar ao topo, todos passam por desafios, provações e acabam tendo que aprender da maneira mais difícil.

Embora esse fato seja ruim, muitas vezes as lições valiosas foram tiradas dos contratempos — o processo de fortalecimento é construído com persistência e superação.

Abaixo 3 lições que praticamente todos em busca de realizar seus sonhos compreendem após encarar a situação na prática, de uma forma bem dolorosa, de absorver novos aprendizados, e conseguem vencer esta etapa e alcançam patamares superiores.

 

1. Redefina seu conceito de falha

Todo empreendedor sonha em tornar o seu negócio em algo grandioso, e às vezes o crescimento não vem rápido o suficiente, ou, pelo menos, não corresponde às expectativas.

Um progresso muito acelerado pode representar a ruína total de um empreendimento, especialmente quando não se tem as estruturas adequadas para manter o equilíbrio entre celeridade e qualidade.

Exemplo:

Um situação que descreve isto é o empreendedor aprender a lição desse tipo de infortúnio, quando ele e sua família iniciaram um modesto empreendimento, concentrado na montagem de um determinado kits.

Na ocasião, o empreendedor recebe uma demanda gigantesca por seus produtos, então ele, juntamente aos funcionários, incluindo os filhos, alguns primos e tias, trabalharam arduamente na produção dos kits e alcançaram uma quantidade expressiva.

Entretanto, após ser adiado duas vezes, o pedido foi cancelado. Como o empreendedor não estava preparado para esse crescimento exponencial, não teve alternativa senão a liquidação de sua empresa após todo aquele tempo de trabalho.

Eles tiveram que aprender da forma mais dolorosa que às vezes os negócios fracassam, porém o importante é assimilar os erros e dar a volta por cima. No entanto, ao tentar um novo empreendimento em outro ramo, o empreendedor conseguiu estabilizar uma grande empresa.

O dissabor do passado não é sinônimo de incapacidade, afinal, escolhas erradas acontecem e jamais devem ser esquecidas. O empreendedor apenas precisava de um pouco de experiência e amadurecimento.

 

2. Reconsidere o que você acredita ser impossível

Qual a definição da palavra possível, e o que ela representa na sua vida?

Na maioria das vezes, esse conceito está relacionado com a perspectiva sob a qual lidamos com os nossos problemas.

Geralmente, quando imprimimos uma nova abordagem para os obstáculos, até então considerados intransponíveis, criamos a nosso próprio conceito do que é realizável ou não.

Exemplo:

Nesse contexto, podemos ilustrar com uma história. Um fundador de uma cadeia de restaurante de sucesso pode ser um belo exemplo de superação de limites. Tudo começou há alguns anos, quando era garçom em um restaurante, admirador de um excelente atendimento ao cliente com baixo preço e altamente reconhecido como um garçom de bom atendimento, se indagou: como aquele restaurante no qual trabalhava, que já era bom, poderia ficar ainda melhor?

Idealizou a aplicação de tal formato em seu restaurante. A missão não era nada fácil, visto que o setor de alimentação é dominado por alto volume de comercialização, porém com pouca margem de lucro.

Então se desafiou, lançou-se na empreitada e criou seu próprio restaurante, após muito pesquisar como reduzir os custo para alcançar preços baixos e contratou os garçons que conhecia que melhor atendiam seu padrão de excelência. Da mesma forma, efetuou criação de padrões e formas de treinamento para disseminar um padrão em seu restaurante.

Inicialmente a ideia pareceu impossível, mas o fundador buscou inspiração em exemplos de mercado de outros segmentos que realizaram mudanças e evoluções tidas como não possíveis ou muito difíceis, baseou em redes de restaurantes bem-sucedidas, e comparou as ações desse indivíduo com as dos inúmeros empreendedores de segmentos diferentes, no intuito de encontrar procedimentos estratégicos que nunca haviam sido vislumbrados para o setor de alimentação.

O pensamento deste empreendedor foi basicamentee empregar suas marcas pessoais, cruzar as melhores condutas dentro do nicho em que atuava, ao utilizado com sucesso em outras áreas e trazer para seu universo elementos para compor o seu diferencial no mercado. Se já deu certo, significa que aquela técnica pode ser executada.

Assim, implantou seu sistema, emplacou seu diferencial como marca e seu projeto foi altamente lucrativo, ampliando o negócio em 6 unidades filiais e a matriz.

 

3. Concentre-se em uma coisa de cada vez

O mercado empresarial é profundamente dinâmico e competitivo, as expectativas mudam constantemente e na busca pelo crescimento, com o intuito de alavancar seu faturamento a maioria dos empresários se concentram em diversos projetos ao mesmo tempo, o que significa um erro fatal.

Essa é a percepção de empreendedores veteranos, que passam a tal conclusão ao observar que a maior parte dos empreendedores novatos têm o hábito equivocado de focar em várias coisas ao mesmo tempo.

Porém o que resulta desse comportamento se traduz na divisão da atenção, ou seja, nenhuma delas é feita com excelência. Consequentemente, não são raros os exemplos de:

  • progresso lento;
  • incapacidade de realizar grandes feitos;
  • dificuldade em expandir os ganhos.

A mágica do sucesso acontece quando concentramos em somente um aspecto do negócio. É preciso estabelecer prioridades e resolver cada uma em seu tempo.

Não adianta querer abraçar o mundo oferecendo um leque diversificado de produtos ou serviços e esperar que algum deles decole no mercado. Acertada a decisão de apostar todas as fichas em um item que funcione perfeitamente bem, do que investir numa variedade com performance insatisfatória.

Por melhor e mais inovadora que seja quaisquer ideias, elas obrigatoriamente necessitam de um processo de refinamento.

Portanto, muitas vezes o que falta não são boas propostas, mas sim uma abordagem que lhe permita alçar voos maiores, a ausência de um desenvolvimento consciente.

 

Conclusão:

Se existe uma convicção no mundo dos negócios é a de que toda vitória tem o seu preço, e nenhuma delas é alcançada sem esforço, determinação, transposição de obstáculos.

Aprender da maneira mais difícil faz parte do destino de quem deseja conquistar sua independência financeira com o próprio negócio.

Na realidade, o mesmo motivo que ocasionou um fracasso pode ser a razão de grandes oportunidades no futuro. Tudo é uma questão de readequação a novas perspectivas.