5 ações que facilitarão a dura vida de um empreendedor iniciante

image_pdfimage_print

Ser empreendedor é uma tarefa árdua. Você tem que se preocupar com todas as contas que chegam no final do mês, cobrar dos clientes os pagamentos, certificar-se de que os resultados prometidos aos clientes estão sendo entregues, pensar e agir para cuidar do futuro da empresa e principalmente do conforto e segurança dos funcionários e, além disto, fazer seu trabalho diário. Além de resolver os problemas que não param de aparecer. E no final de tudo isto, é incrível ver como muitos empreendedores que conseguiram passar a fase inicial permanecem motivados. No entanto, se você ainda não chegou lá, e encontra-se desmotivado, cansado e cada dia parece tudo mais difícil e sua energia vem diminuindo, experimente as 5 dicas que apresentaremos a seguir para manter o ânimo.

Ser um empreendedor é um sonho para muitos. É tudo sobre definir o seu sucesso e de muitos que o ajudaram e acompanharam. É pavimentar seu caminho e viver a vida do jeito que sonhou.

Muitos saíram de um trabalho confortável porque não queriam mais aquela situação. Queriam criar e seguir seu sonho. Mas às vezes, há dias em que não se consegue encontrar a motivação para avançar e é quando mais se precisa de um pequeno impulso no pensamento.

O caminho certamente é árduo por si só (já ignorando a parasitagem política sobre os resultados e dificultando o caminho via legislação, criando burocracias e barreiras).

O mercado é cheio de concorrentes maravilhosos e realizar muito do que os clientes precisam nas condições que estes tem é, por vezes, um grande desafio técnico e operacional. Mas tem que ser feito, pois é isto que um empreendedor de sucesso faz. Melhorar as condições de seus clientes cada vez entregando mais por menos (custo, tempo, etc). Eis o agente real de progresso do mundo, junto com os trabalhadores.

Enquanto a elite (políticos e empresas corporativistas conchavadas com políticos) não busca atender estes reais pontos, mas simplesmente agir em causa e benefícios próprios, ele apenas criam condições e cenários para se apropriar dos bens tomados dos cidadãos via impostos pelo estado, na desculpa de que vão lhe devolver algum serviço em contrapartida dos valores expropriados. Basicamente ficam buscando boas justificativas para encobrir o que realmente acontece. Tomam o dinheiro das pessoas apenas para moverem de forma justificada isto para si ou para uma empresa branqueadora da grana, via alguma obra ou serviço que justificam só poder ser feito por políticos controlando o estado.

Uma coisa a lembrar é que não há “solução mágica” para o sucesso. É dever do empreendedor encontrar o caminho para criar, fabricar, produzir e vender seus produtos, serviços e idéias. E isto é muito árduo e desgastante por si só, já ignorando a parte de ter que vencer os desafios e dificuldades artificiais criados pela elite.

Como empreendedores, é constante a sua tarefa de avaliar e analisar métricas de sucesso do empreendimento, ainda mais porque qualquer falha afeta diversas famílias, seja dos seus colaboradores ou até dos seus clientes. Frequentemente o empreendedor está em competição com os outros, mas está sempre em concorrência maior consigo mesmo. É seu dever sempre se esforçar para ser uma versão melhor de si mesmo, assim como conduzir o negócio a si melhor do que foi ontem.

Como podemos se ver, é muito peso nas costas. E uma hora, a “bateria” acaba. Mas o empreendedor nem este direito tem, afinal, os danos podem ser grandes.

As 5 ações abaixo certamente irão ajudá-lo a recarregar a bateria, tão necessária para se alcançarem os resultados desejados e seguir em direção ao objetivo pavimentado via trabalho duro.

1 – Mantenha-se focado no objetivo

Mantenha sempre o olho no objetivo sonhado e o outro no mercado, observando os concorrentes. Enquanto olha para o objetivo sonhado, pode se verificar com ações coordenadas, mesmo com as novas dificuldades que diariamente surgem, o quanto mais próximo se está do objetivo inicialmente traçado.

Isto é importante para se motivar. Gera muita energia extra para justamente vencer os diversos problemas não previstos que não param de aparecer.

Já o outro olho no concorrente é para justamente não ficar para trás e ver o que além de todo o trabalho que vem sendo feito, o que mais deve ser feito para justamente acompanhar ou de preferência, superar o mercado.

Infelizmente a tarefa de superação diária irá acompanhar o negócio. Já se trabalha muito, mas, infelizmente, é uma realidade: será necessário trabalhar ainda mais do que já se faz para acompanhar a evolução do mercado.

O que nos leva a próxima ação para facilitar esta dura caminhada.

2 – Todos os dias faça algo que o deixe mais próximo do grande objetivo sonhado

A maior frustração de um empreendedor é ver que o negócio não está movendo na velocidade que se deseja e nem que se pensa. Mas é aquela máxima. Nenhum grande sonho foi realizado do dia para a noite, infelizmente.

Dessa forma, certifique-se que diariamente está fazendo avanços em direção ao objetivo. Isto gerará um sentimento de realização e que as coisas estão caminhando em direção a tudo que foi pensado.

Muita energia extra vem de medir estes avanços e principalmente, criar maneiras de acompanhar o progresso que está sendo feito.

O que não se pode é parar e nem perder um dia nesta caminhada. A jornada já é muito difícil e o mercado competitivo demais. Foque em dar pelo menos um passo todos os dias avançando em direção ao objetivo.

Com poucos dias, você irá perceber que criou um novo hábito importante para se alcançar o grande sonho.

3 – Escreva no dia anterior quais objetivos devem ser alcançados no próximo dia

Ao fazer esta ação, lembre do poder do imprevisto. Seja realista e defina poucos, mas importantes passos que devem ser alcançados no próximo dia. Reserve muito espaço para o imprevisto!

Não crie planos que não podem ser alcançados no próximo dia, ou as coisas começam a embolar novamente e se tem a sensação de que as coisas não estão andando e nem avançando, gerando o efeito contrário: desmotivação.

Lembre-se do poder do imprevisto e o quanto ele rege a vida de todos. Reservando o espaço devido para ele, certamente os passos planejados serão executados e o sentimento ao final do dia será de exaustão física, mas grande empolgação e muita motivação para avançar nos próximos dias.

É desta carga que um empreendedor precisa estar cheio para vencer seus problemas, os problemas de seu negócio, os problemas que o mercado criará para o negócio e principalmente, ajudar seus colaboradores a vencerem vários de seus problemas que serão trazidos para dentro da empresa.

Tendo passos tangíveis a cada dia, se criará um hábito de realizações contínuas. E no final de uma semana, olhando-se para trás, os resultados serão surpreendentes. Em um ou dois meses, a empresa já será irreconhecível, tamanho o progresso total.

4 – Procure se relacionar com outros empreendedores

E o mais importante: tente aprender com a convivência com eles. Afinal, cada um em seu ramo, supera diariamente problemas semelhantes.

Copie tudo de bom que os demais estão fazendo e que se aplica ao seu negócio. Isto irá facilitar e atalhar muito o caminho.

Da mesma forma, este relacionamento com outros empreendedores pode lhe dar mais confiança se está ou não no caminho certo. Se não estiver, dá para voltar no início facilmente. Se estiver, gera mais confiança e energia, tão necessária para vencer todo o trabalho duro que se é exigido diariamente. Dessa forma, a sensação de desgaste é menor, enquanto a produção diária aumenta.

Procure também, neste contato, entender o que mantém os demais empreendedores motivados e persistindo neste caminho tão difícil.

5 – Pense em você como o capitão

Você é o capitão da embarcação e se encontrará no meio de grandes ondas batendo contra o navio, tempestades maciças, rochas e icebergs. Mas é a maneira como manobra em torno destes obstáculos que não são possíveis serem controlados é que será determinado seu destino.

Sempre mantenha seus olhos no porto e fique orgulhoso pelo fato de estar no topo das pessoas que está navegando sozinho, por conta própria, como proprietário de uma empresa independente. E a cada desafio vencido, mais próximo do porto.

Se você é sério sobre o objetivo de mudar sua vida, você encontrará uma maneira. Se você não estiver tão disposto, você encontrará desculpas.

[Extra] Algumas outras coisas para levar com você na sua jornada
Como empreendedor, o objetivo é conquistado com o que se está trabalhando no dia a dia, semana a semana, porque se chegará no objetivo um pouco de cada vez.

É mais do que apenas se alcançar o objetivo.

Durante a caminhada, percebe-se que é mais sobre a jornada. A vida e o empreendedorismo são uma jornada. Os desafios que se enfrenta como empreendedor apenas servem para torná-lo mais fortes e capaz de lidar com tempestades cada vez mais fortes.

Lembre-se de que a recompensa é incrível! Realizar um sonho de vida é algo para o qual não devemos medir esforços.