Preço como sistema de Informação
Porque os preços são importantes? O professor Daniel J. Smith da Troy University descreve o papel que os preços desempenham na geração, compilação e transmissão da informação através da economia. Informações sobre a oferta e a demanda de diferentes bens estão dispersas entre diferentes compradores e vendedores em uma economia.
Ninguém tem que conhecer toda essa informação dispersa; indivíduos somente precisam conhecer os preços relativos. Baseado na simples informação contida em um preço, as pessoas ajustam seu comportamento para considerar as condições da oferta e demanda, mesmo se elas não tiverem ideia dessa informação.
Lucros e Prejuízos
Qual é a função social dos lucros e prejuízos? Como o professor Daniel J. Smith da Troy University descreve, eles provem um incentivo para as pessoas seguirem a informação provida pelo sistema de preços.
Ao perseguir lucros e evitar prejuízos, produtores e consumidores utilizam recursos escassos de forma efetiva. Na esperança de serem recompensados com lucros, pessoas e negócios são encorajados a tomarem atividades que criarão resultados válidos. Ao mesmo tempo, o potencial para prejuízos encoraja eles a evitar riscos excessivos e atividades que desperdiçam. Políticas que reduzem lucros, como taxação, ou reduzem prejuízos, como resgates, destroem essa função dos preços e leva a usos ineficientes dos recursos.
Entendendo os preços como um sistema, como explicado, o lucro e o prejuízo passam a ser um sinal claro de como deve ser ajustado a conduta produtiva de modo a permanecer competitivo e altamente ligado na tendência.