Como quebrei, onde falhei e o que aprendi – Phoenix

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A Phoenix foi uma empresa de software como serviço, com o objetivo de enviar uma mensagem para as pessoas quando o usuário morresse.

Mas quem morreu primeiro foi o aplicativo. Continue lendo este artigo e aprenda com o erro desta startup. Siga o lema:

  • O tolo não aprende nem com o próprio erro
  • O inteligente aprende com o próprio erro
  • O gênio aprende com o erro dos outros.

Neste artigo iremos estudar o caso de insucesso da startup Phoenix. O objetivo é que você evite os mesmos erros que outro empreendedores cometeram, com isto, atalhando seu caminho para o sucesso e um empreendimento com menor dificuldade. O artigo é longo, mas valioso. Foi condensado muita experiência em relativamente poucas palavras. O que poderia ser alguns capítulos ou até um livro específico, tornou-se um artigo cheio de ensinamentos, denso em conhecimento que pode e muito ajudar você que empreende a resolver muitos pontos que podem estar lhe impedindo de ir no caminho certo. Aproveitem.

 

Quem é o desenvolvedor da ideia?

Meu nome é Enrique, sou um desenvolvedor e criador web. Amo criar novos produtos, da ideia a um projeto totalmente finalizado e operando.

Agora estou trabalhando no crescimento do meu último projeto “Spoil Your Enemies” – um aplicativo Web para enviar spoilers de TV anônimos via SMS!

Há cerca de um ano eu lancei o meu primeiro projeto / startup on-line chamado Phoenix, era um aplicativo Web SaaS (software as a service) que permitia ao usuário enviar uma última mensagem para as pessoas que você ama quando você morresse (muito estranho, eu sei!), Mas a história não foi tão boa.

 

Por que criou o produto?

Eu tive a motivação para criar este app num dia em que eu estava pensando na morte e concluí: “Uma das coisas mais tristes sobre a morte é que, quando você for, você também deixa suas idéias, sua visão e as coisas que você sempre quis dizer e fazer”. Então eu pensei em uma maneira de enviar o que quisesse dizer às pessoas que você gosta após morrer.

Eu sei o que você está pensando, como diabos o Phoenix saberá quando eu vou morrer? Bem, muito simples, havia uma seção no aplicativo que agia como um botão (eu liguei para o check-in). Você só precisava clicar nesse botão para que a Phoenix soubesse que você ainda está vivo! Se você não pressionar depois de um ano, Phoenix irá supor que está morto e enviará as mensagens!

 

Quais estratégias foram adotadas para fazer o produto crescer?

A única coisa que fiz foi lançar o Phoenix na Product Hunt e na Hacker News. Além disso, não fiz nada. A realidade é que não teve muita tração (o que eu estava resolvendo de qualquer maneira, qual o mercado existente?), Mas essa é a coisa legal da história, eu aprendi muito! Quero dizer, MUITO!

 

Quais foram os problemas com o produto?

A primeira coisa, é que as métricas não mentem. Tive milhares de visitas mas apenas 45 pessoas efetuaram o cadastramento no site. Abaixo o stats:

  • Total de pessoas cadastradas: 45
  • Custo mensal do produto: 30 dólares
  • Total de receita: 0

Estava uma bagunça. Então eu percebi que:

  • Eu não tinha uma audiência adequada
  • Pessoas jovens não se preocupam com a morte
  • Pessoas mais velhas se preocupam com a morte, mas não entendem de tecnologia
  • O custo do produto era alto (30 dólares por mês).

 

Quais foram os erros cometidos?

Aqui justamente a boa parte de tudo. Você comete erros e você aprende. E eu cometi muitos erros, os quais enumero abaixo:

  • Foi investido meio ano de trabalho no desenvolvimento do app, sem parar, dia e noite, horas e mais horas de desenvolvimento usando Ruby on Rails
  • Compra de um domínio não muito barato (.co)
  • Contratei um advogado para me ajudar com as questões legais
  • Abri um conta bancária exclusiva para o Phoenix e outras questões legais, como impostos, etc
  • Comprado certificado SSL
  • Não havia suporte a login do Google, Facebook e Twitter
  • Sem recebimento por PayPal
  • Contratei um designer para criar o logo
  • Comprei ícones customizados
  • Usei um dos serviços de emails transacionais mais caros (Postmark)
  • Comprei endereços de emails personalizados
  • Estava super confiante
  • Fluxo de registro muito lento
  • Utilizei servidores muito caros (Heroku)
  • Não fiz a aplicação e toda estrutura de maneira simples (KISS – Keep it simple stupid)
  • Não tinha clientes anteriores ao desenvolvimento da aplicação
  • Sem audiência (fraca)
  • Não coletei os emails primeiro
  • Não testei a ideia antes
  • Sem MVP (Minimum Viable Product)

 

Mas quais foram os principais problemas?

Foram dois. Não ter consumidores anteriores ao desenvolvimento do aplicativo e não estar resolvendo um problema real aos quais a pessoas se interessariam em pagar, portanto, eu tinha uma audiência muito ruim.

 

Se fosse começar novamente, o que mudaria?

Muita coisa. A primeira, seria começar o mais simples que conseguisse para operacionalizar, testar e receber avaliações / feedbacks. Podemos comparar com meu novo empreendimento, que lancei há um mês chamado “Spoil Your Enemies”:

  • 1.545 usuários cadastrados
  • 37 dólares de lucro
  • 11% de visitantes retornando
  • Despesas:
    • Domínio: 3 dólares anuais
    • Emails de notificação: alguns centavos por email
    • SMS: alguns centavos por sms
  • Tempo investido no desenvolvimento: 2 semanas

Como se percebe, eu mantive tudo muito simples e isto funcionou. Não é um lucro grande, mas a ideia gerou dinheiro.

 

O que aprendeu?

  • Lance seu produto o quanto antes, com o menor investimento possível.
  • Não se preocupe com domínios. Compre o mais barato que conseguir encontrar.
  • Não se preocupe com as questões legais até começar a gerar muito dinheiro, e isto é algo difícil de ser feito.
  • No início só foque em crescer e no lucro.
  • Certificado SSL são caros, então num primeiro momento fique livre deles.
  • Adicione logins compatíveis com o Facebook / Google / Twitter em todos os projetos. Não seja preguiçoso.
  • Faça você mesmo o design, da maneira que conseguir. Bonito, mas não perfeito.
  • Não compre nada, exceto o essencial. Você não precisa disto no início. Você tem outras coisas importantes para cuidar.
  • Se for necessário enviar emails, vá para o serviço mais barato disponível.
  • Endereço de email próprio? Use qualquer email gratuito num primeiro momento.
  • Não seja positivo. Mantenha-se em alerta e com o pé na realidade. As coisas serão duras. Não fantasie.
  • Se quer ter cadastramentos de usuários, mantenha tudo simples. Somente email e password. Se precisar, nome. Isto é tudo. Formulários longos assustam as pessoas. Lembre-se: pessoas são preguiçosas.
  • Obtenha usuários o quanto antes criando um MVP. Isto é muito importante se você quer um crescimento inicial
  • Teste sua ideia! Converse com pessoas do seu nicho de audiência, crie personas, teste suas hipóteses!
  • Não tenha servidores caros. Seus servidores não irão cair com 100 pessoas online. Primeiro obtenha 100 pessoas e depois solucione os próximos problemas.
  • [Ads]Sobre servidores baratos, o autor deste texto indica fazer uma consulta à Drall Consultoria. Mande um email para eles, contacte-os para obter grandes recursos a baixíssimo custo, sem preocupação e grande confiabilidade. Além de vários conselhos de consultoria especializada na área de TI voltados para ajudar empresas que precisam de economia com altos resultados podem ser obtidos com uma rápida conversas com os consultores da Drall. Eles possuem consultores especializados em TI com experiência em gestão de negócios / empresas.
  • Novamente. Mantenha tudo o mais simples possível! Se não precisa de banco de dados, não tenha um banco de dados!
  • Obtenha clientes o quanto antes!
  • Esteja certo sobre qual sua audiência! Quem deve atrair e sua comunidade. Onde eles estão? Verifique Reddit, Forums, Facebook Groups, Slack groups, etc
  • Pessoas amam utilizar meios eletrônicos facilitados de pagamento. Internacionalmente, indico este amor pelo PayPal, porque as pessoas tem preguiça de entrar com seus cartões de crédito, assim como questões de segurança. Adicione meios facilitados como o PayPal em seu site.
  • Crie um MVP! Isto pode levar minutos para construir e será muito poderoso para obter leads e testar suas ideias antes dela realmente ser construída e falhar, como o Phoenix.

 

Qual o conselho para quem está começando?

Siga a lista que fiz!

 

Conclusão:

Enrique em seu produto falhou em 3 pontos distintos.

  1. Falta de uma validação por MVP
    1. Este certamente o maior problema
  2. Criou um produto para um mercado ainda não desenvolvido para entender sua ideia e necessidade de seu produto.
    1. Trabalhou meses desenvolvendo a plataforma até o lançamento para descobrir ao final que não tinha um mercado preparado ainda para o produto.
    2. Não é fácil superar esta questão mercadológica. Estar com um produto a frente do desenvolvimento do consumidor que ainda não entende que tem esta necessidade.
  3. Péssimos modos de divulgação (marketing)

 

Esperamos que você anote as lições e as revise de tempos em tempos. E o mais importante: pratique as lições aprendidas! Dessa forma, você não irá cometer os mesmos erros que a Phoenix cometeu. Poderá cometer outros erros, mas não estes. Assim, sua chance de falhar será bem menor.

 

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