Como otimizar o networking em eventos em 4 passos

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As pessoas que buscam alcançar o sucesso devem aprender o poder e a necessidade de uma boa rede de contatos ativas. Neste artigo, iremos apresentar dicas de como otimizar esta rede de contatos em eventos.

Eventos são uma excelente oportunidade para conhecer novas pessoas, potenciais parceiros de negócio, assim como ter contato com a visão do mercado sobre sua atuação e a atuação dos seus concorrentes.

A realização de eventos, happy hours, encontros, etc, estão cada vez mais comuns e são uma grande oportunidade para promover o encontro presencial com várias pessoas de uma mesma área de atuação, num curto espaço de tempo. E, justamente pelo grande volume de pessoas e o curto espaço de tempo para fazer contatos, iremos apresentar algumas dicas que otimizarão sua participação neste tipo de evento.

 

1 – Cartão de visita é indispensável

O primeiro item indispensável é o seu cartão de visita. Caso não tenha, providencie para o evento.

Outro ponto importante é saber dimensionar a quantidade de cartões a ser levada de acordo com o tamanho do evento e com a quantidade de pessoas com quem se buscará fazer contatos. A falta deste cuidado é um erro muito comum que se resulta na famosa frase “Desculpa, mas meus cartões acabaram”. Evite este problema.

A importância de saber fazer uso deste importante item é crucial para seu sucesso no evento. Por isto, não faça de cartão de visitas um panfleto. O foco da troca de cartões é servir de lembrete da conversa que se iniciou e não uma mera troca de papel.

Para lembrar de pontos importantes conversados, recomendamos anotar no próprio cartão, numa agenda ou num meio eletrônico como celular. Esta recomendação é importante para num futuro contato, recordar os pontos a serem tocados.

 

2 – Defina objetivos

 

Primeiro ponto a ser definido é “o que vou fazer lá?”. Qual meu objetivo ao participar do evento?

Tempo é precioso e, por isto, otimizá-lo é importante. Faça isto priorizando quem deve ser contactado. Defina os pontos que você deverá falar com cada tipo de pessoa que você irá contactar. Seguindo estes dois pontos, você certamente fará um bom uso do tempo disponível para contatos no evento e alcançará os objetivos a que se propõe.

Sabendo o total de pessoas a ser contactadas, assim como o total de tempo disponível para contatos no evento, é possível estimar uma média de tempo que pode ser investido em cada conversa. Procure controlar este tempo.

Reforçando: eventos são para um primeiro contato.

O outro ponto é saber o que falar com cada tipo de pessoa. Isso é importante para melhorar o uso do tempo, assim como evitar perder o foco partindo para conversas sobre temas aleatórios que o prejudicarão na busca por atingir os objetivos definidos.

 

3 – Como se comportar no evento

 

Evite fazer contato durante os momentos do evento que são reservados para palestras, painéis, debates e quaisquer outros momentos onde os participantes deveriam estar prestando atenção no que está sendo apresentado ou debatido. Nestes momentos, foque-se em aproveitar o conteúdo que está sendo transmitido.

Durante os momentos reservados para contato, evite ficar parado, exceto se for uma pessoa muito procurada. Não aguarde as pessoas chegarem em você. Vá até as pessoas que deseja.

Outra métrica que deve observar é que se não estiver conversando com ninguém, está fazendo mau uso do tempo que tem no evento. Neste caso, verifique alguém da sua lista que ainda não foi contactado e vá atrás. Se já contactou todas que queria, é hora de conhecer pessoas fora desta lista, buscando ampliar sua rede de contatos.

Caso tenha dificuldades em iniciar uma conversa, apenas se aproxime da pessoa que deseja falar e diga: “Olá, tudo bem? Meu nome é Milton. Qual o seu nome?”. E em seguida, leve a conversa para o que deseja, como por exemplo “Qual sua empresa?”, caso não saiba. Ou caso saiba quem é a pessoa, inicie a conversa já afirmando “Sua empresa é a Drall e atua no ramo consultoria, não é?” e pronto. Dê seguimento normalmente a conversa, conforme seus objetivos.

 

4 – Ativar os contatos

 

Passado o evento, o ponto mais importante é contactar as pessoas chave para dar continuidade à conversa iniciada no primeiro contato. De nada adiantaria conhecer novas pessoas, fazer um primeiro contato e não dar seguimento às conversa iniciada no evento.

Da mesma forma, é importante contactar somente aqueles que são importantes ou interessantes segundo o que você pretende. A qualidade do contato valerá muito mais do que a quantidade. Apenas um bom contato feito no evento e ativado em seguida pode fazer diferença para seus planos nos negócios ou para sua carreira.

 

Segredo para o sucesso

 

Uma dica extra e fundamental para o sucesso em longo prazo é ter o cadastro centralizado de todas as pessoas contactadas e conhecidas em uma agenda, assim como data, pontos importantes abordados nas conversas, área de atuação, endereços, empresa, cargo, etc.

Busque uma forma efetiva de controlar estas informações, pois, irá verificar o quanto otimizará seus esforços em buscar novos parceiros para novas atividades ao ter um sistema efetivo de Gestão de Contatos.

Ter uma ampla rede de contatos que, de fato, resultem em negócios e gerem resultados é a essência do networking. Diferente do que alguns imaginam, esse recurso não serve apenas para tornar uma pessoa ou empresa conhecida em determinado meio, mas também deve ser útil em momentos importantes, como a busca por novos negócios e oportunidades. Tão importante quanto aumentar o networking da sua empresa, é gerenciar de maneira efetiva os seus contatos.

 

Sistema de Gestão de Contatos

 

Para ajudar você ou a sua empresa a garantir que uma troca de cartões se converta em contatos efetivos, gere negócios e resultados importantes, indicamos o Sistema de Gestão de Contatos desenvolvido pela Drall Consultoria.

 

Gestao_Contatos

 

Este sistema centraliza as informações da sua agenda e fornece recursos avançados de busca para encontrar o que você procura no momento que você precisar e de qualquer lugar, pois o sistema é online. É utilizado atualmente em mais de 20 países, por diversos donos de empresas, presidentes e executivos de multinacionais e seus funcionários, assim como proprietários de negócios locais que buscam ampliar seus negócios.

Caso conheça outros sistemas de Gestão de Contatos de alta qualidade, compartilhe conosco para avaliarmos e, quem sabe, adicionarmos aqui a indicação.