5 livros que Bill Gates recomenda para sua leitura

image_pdfimage_print

Ao contrário do que muitos poderiam pensar, os livros indicados não são relacionados diretamente a tecnologia. Nem todos são relativos ao mundo dos negócios ou investimentos. Mas a lista serve para que conheça um pouco mais os interesses do criador da Microsoft.

Bill Gates, conhecido por ter criado a Microsoft e por ser, hoje, o homem mais rico do mundo, está com uma lista cheia de livros. Na verdade, o americano está de férias, aproveitando o verão no hemisfério norte, e com tempo de sobra para se dedicar à leitura.

A sua lista prova que, apesar do sucesso profissional, Bill Gates consegue se desconectar do mundo dos negócios, por mais que, na verdade, o conteúdo de alguns títulos possa ser usado na sua volta ao trabalho.

Em seu blog, Gates falou sobre cada um deles. Pode ser que nenhum dos livros traga coisas úteis para a sua empresa. No entanto, a lista faz com que conheçamos um pouco sobre um empreendedor que inspira muita gente. Além disso, os títulos mais leves podem ser bons para quem precisa relaxar um pouco. Confira:

1. “Hyperbole and a Half”
O livro é uma coletânea de tirinhas publicadas pela artista Allie Brosh em seu site homônimo. O trabalho é focado nos pensamentos que Allie tinha na infância. Segundo Gates, o livro é normalmente terminado em três horas. Os desenhos de Allie, feitos no Paint, são bonitos, coloridos e bastante engraçados, na opinião dele. O livro não tem edição brasileira.

2. “A Magia da Realidade”
Escrito por Richard Dawkins, biólogo famoso por suas teorias evolutivas e pela defesa do ateísmo, “A Magia da Realidade” explica, de forma didática, vários fenômenos científicos – alguns deles atribuídos a causas sobrenaturais por religiosos -, como a criação do universo, a formação da raça humana e a razão para que alguns fenômenos naturais aconteçam no planeta. A publicação tem uma edição brasileira e pode ser comprada nas livrarias de todo o país.

3. “What If”
O subtítulo de “What If”, “respostas científicas sérias para perguntas hipotéticas e absurdas”, resume o que aborda o trabalho, escrito por Randall Munroe. O conteúdo do livro responde a questões como “de qual altura podemos soltar um bife para que ele chegasse cozido ao chão”. Gates afirma que o livro é bastante divertido e também traz conhecimentos sobre os mais variados assuntos. Quanto à pergunta do bife, a resposta é que a altura seria tão grande que o bife já estaria desintegrado antes de cair.

4. “How to Lie With Statistics”
Este trabalho mostra como usar números e recursos gráficos reais e verídicos para contar mentiras. O livro tem mais de 60 anos, mas, fora poucas exceções, ainda é uma boa opção para empreendedores. Segundo o fundador da Microsoft, é possível mentir com dados reais por meio do uso de dados cruzados e conclusões superficiais sobre os assuntos em questão.

5. “Should We Eat Meat?”
O livro, escrito por Vaclav Smil, mostra a cadeia produtiva da carne como uma ameaça para o planeta, por conta dos gastos com água e terra fértil, e como prova da nossa crueldade com os animais. Gates diz que não acredita em reduções drásticas no consumo de carne, mas que problemas trazidos pela produção estimularão a criação de processos inovadores, como o aumento da produtividade nas lavouras e a produção de carne artificial.