Um visão simplificada sobre o que é o capitalista – Uma comparação com a visão Marxista | Superando obstáculos

Um visão simplificada sobre o que é o capitalista – Uma comparação com a visão Marxista

image_pdfimage_print


O capitalista é o bicho-papão da economia de mercado para os marxistas.

Ele é a encarnação de todos os males do sistema capitalista.

Karl Marx entendeu completamente errado o papel desempenhado pelo capitalista.

Em sua visão, identifica o capitalista como alguém que, como foi o caso de seu colaborador Friedrich Engels, possui uma fortuna e recebe dividendos e pagamentos de juros a título de aluguel, sem uma realização própria.

Biógrafos do líder do movimento trabalhista comunista afirmam que Marx nunca viu uma fábrica por dentro. Friedrich Engels, o patrocinador financeiro do projeto marxista de conquista do mundo, era o herdeiro de uma fortuna que seu pai acumulara e que o filho gastaria não só como defensor de Karl Marx e do movimento socialista, mas também como um playboy.

Engels manteve Karl Marx financeiramente, particularmente no período após o autor socialista ter desperdiçado a herança de seu pai e depois de sua esposa.

Marx e seus sucessores ignoram que os capitalistas pré-financiam e preservam a estrutura de capital da economia.

Por capital neste texto, deve-se entender: “como qualquer ativo capaz de gerar um fluxo de rendimentos ao longo do tempo por meio de sua aplicação na produção. O conjunto de bens duráveis necessários para a produção, como máquinas e equipamentos e as instalações de uma empresa, são chamados de bens de capital ou bens de produção.”

A formação do capital requer, antes de tudo, a abstenção de usar todo o seu potencial de consumo. Os capitalistas são aqueles que fazem isso financiando os processos de produção até que a mercadoria chegue ao consumidor como o produto acabado pronto para uso.

Para entender o papel dos capitalistas na economia de mercado, deve-se considerar que cada produto passa por um longo processo de produção até chegar aos consumidores.

Esse processo de produção se estende desde o processo de planejamento até os diferentes estágios de processamento até que as mercadorias cheguem aos depósitos e às salas de exposição e vendas até a comercialização para vender as mercadorias.

E os recebimento do capitalista só irão existir se todo este processo funcionar e o produto/serviço final for a venda de maneira bem sucedida no final.

E todos estes passos consomem tempo, esforço