Tributação zero | Superando obstáculos

Tributação zero

image_pdfimage_print

Há 4 tipos principais de sistemas de taxação fiscais no mundo. Caso queira saber mais sobre estes sistemas, leia em Os principais sistemas fiscais ao redor do mundo.

Neste artigo, iremos tratar em específico da Taxação zero. Caso queira entender um pouco mais sobre isto, abaixo um descrição mais detalhada.

Embora quase pareça bom demais para ser verdade, um punhado de países não cobra nenhum imposto.

Isso é certo – zero.

Não, se é, é ou não, e não é necessário planejamento tributário.

Ao contrário dos países com impostos territoriais, onde você pode pagar imposto zero, desde que você não tenha absolutamente nenhuma renda de origem local, os países com imposto zero não cobram nenhum tipo de renda.

Isso faz dos países com imposto zero os sistemas fiscais mais amigáveis.

Países que adotam a taxação zero

Um punhado de países não cobra um centavo de sua renda, nem mesmo como residente permanente.

Esses países incluem muitas ilhas caribenhas, como as Bahamas e as Ilhas Cayman, além de vários outros países pequenos, como Brunei e Mônaco.

Exceções a tributação zero

Isenções a um sistema de imposto zero parecem um pouco contraditórias, não acha?

No entanto, embora os países com imposto zero não cobrem imposto de renda, você ainda deve pagar certos tipos de impostos.

Nas Bahamas, residentes e cidadãos não pagam qualquer imposto de renda, mas devem pagar taxas como o Imposto sobre a Propriedade Real e os Direitos do Selo em documentos legais.

Outros países sem imposto de renda cobram taxas adicionais semelhantes, portanto, antes de comemorar demais, certifique-se de que você entendeu quais outras obrigações fiscais você pode estar sujeito como residente ou cidadão desse país.

Como a tributação zero afeta os não-cidadão

Os não cidadãos podem viver dentro de um país com taxa zero enquanto seu visto permitir e não pagar impostos.

Esta é uma opção atraente para muitos. Gastar tempo em países com imposto zero pode ajudá-lo a evitar o desencadeamento de requisitos de residência em outros países, e você pode trabalhar lá sem possivelmente ficar sujeito a tributação territorial.

No entanto, algumas restrições se aplicam.

Os cidadãos franceses, por exemplo, não podem morar em Mônaco para evitar os requisitos de residência fiscal devido a uma estipulação legal e, se você for cidadão dos EUA, ainda precisará pagar imposto de renda, independentemente de sua residência.