10 lições do esporte de competição que se aplicam ao ambiente empresarial e de trabalho | Superando obstáculos

10 lições do esporte de competição que se aplicam ao ambiente empresarial e de trabalho

image_pdfimage_print


Observando competidores esportivos de alta perfomance ou que buscam a alta perfomance, é possível se notar muitas semelhanças com o ambiente profissional.

Neste artigo, iremos apontar algumas destas semelhanças, destacando o como estas caracteristicas de um pode ajudar a outra área.

Quanto mais se vive, se compete, se estuda e se aprende um determinado esporte de competição buscando alta performance, aprende-se muitas lições que auxiliam a melhorar os atributos de competições específicos, ganhando vantagens específicas (estratégicas, mentais e físicas) auxiliando na conquista de objetivos cada vez maiores.

É uma evolução quase normal e natural, um crescimento no todo, que constitui corpo, mente e alma. Não é no entanto surpresa quando, ao migrar do mundo esportivo para o mundo empresarial, perceber que várias qualidades conquistas são aplicáveis no ambiente empresarial.

No mercado, este ambiente em que a competição é voraz e crescente, várias noções dos esportes de competição em alta perfomance são essenciais para gerir, liderar, conquistar, expandir, saber perder e permanecer focado em vencer. Por sinal, ter vitórias cada vez maiores.

Abaixo, dez lições comuns que destacamos:

1 – Tudo tem um preço.

Nada vem de graça. Tudo tem um preço a ser pago. Ninguém nasce campeão, hiper talentoso, formado. É preciso muito aperfeiçoamento e muito treino, muito estudo, muita dedicação, muito suor para chegar ao domínio da arte em alto nível, que uma vez alcançado, possibilita ter conquistas no campo de disputa.

Da mesma forma, não é esperado que no âmbito empresarial, esportivo ou carreira, alguém já ganhe algo do nada, conquiste vitórias simplesmente baseado no nada, ou na pura sorte. Tudo é alcançado com base em esforço, trabalho contínuo, aperfeiçoamento constante e muita inteligência e estratégia.

O sucesso é fruto do trabalho, e requer que seja pago os devidos preços, exige muita entrega e abdicação. E a certeza de sucesso, infelizmente, não é garantida.

2 – Dedicação

Dedicação é fundamental para se obter qualquer grande resultado.
Sejam quais forem os propósitos pessoais, da empresa, etc, é necessário pessoa(s) determinada(s) a realizar os esforços necessários. A dedicação para alcançar os feitos desejados deve ser cuidadosa, incansável e com muita atenção.

É impressindível perceber que esforço não é nada sem uso inteligente e estratégico do preço pago.
Dedicação é combustível necessário para seguir na longa estrada da realização de grandes feitos. O que não pode é ficar parado no meio da estrada acreditando que a passagem do tempo o levará ao destino desejado. É preciso se conduzir até lá.

3 – Superação

A superação é uma consequência a necessidade contínua de dedicação com objetivo de vencer as mais variadas situações, ainda mais com as diversas reviravoltas da vida. O caminho para o sucesso não é uma linha reta, mas algo complexo, cheio de altos e baixo.

A superação é o algo além da dedicação. É aquilo que passa a fazer pleno sentido assim que se realiza algo que se imaginava impossível. E ao ultrapassar tal ponto, é então que se dá conta do quão longínquos eram e podem ser os seus próprios limites.

Passa a se ver que o limite pode ser muito maior, que se pode ir muito mais longe e superar os maiores desafios, seja no esporte ou no mercado, desde que tenha o conjunto básico de ferramentas: força de vontade, fé em seu trabalho, dedicação, ambição e muito empenho.

4 – Adapte-se rapidamente a nova realidade

Aceitar mudanças de contexto e adaptar-se rapidamente a novas realidades é uma caracteristica essencial. Ainda mais num contexto que só podemos garantir nossas ações, e não sabemos o que podem vim de nossos adversários ou do contexto em geral.

Nos esportes e no mercado, instabilidade, mudanças repentinas ou projetadas, são constantes e inevitáveis. Adaptar-se, ter capacidade de acompanhar os cenários e projetar estratégias aptas a guiar se rumo ao objetivo são imperativos para o sucesso.

Uma empresa ou atleta precisam diante de novos desafios, mudanças de rumos inesperados, serem capazes de adaptar-se rapidamente, estarem aptos a enfrentar os novos desafios, como uma caracteristica primária e essencial para se manterem competitivos.

5 – Assuma a responsabilidade pelos erros cometidos

Todos erram e infelizmente se faz escolhas erradas durante qualquer trajetória.

Transferir a culpa não ameniza e nem resolve o problema.

Se uma decisão foi errada, assuma as consequências e tenha maturidade e humildade suficientes para agir rapidamente em direção ao rumo certo, contando com toda a ajuda que precisar.

Evite prolongar os efeitos negativos da insistência no erro ou da permanência nas lamentações do que se foi perdido errando.

Permanecer no erro ou demorar muito para agir corrigindo a situação vai na maioria das vezes agravar e piorar toda a situação, exigindo ainda mais esforço para se reestabilizar ou corrigir o que for preciso.

6 – Respeite o adversário. E mais que tudo. Conheça-o.

Conheça seus concorrentes, seus competidores. Faça benchmarking. Observe e analise todos os players de seu segmento.

Crie estratégias levando em conta as ações e posturas de seus concorrentes.

Mas, sobretudo: jamais os desrespeitem, jamais seja incorreto ou desleal.

Da mesma forma que o mercado compete, ele também cohabita, e é importante que esta vivência seja saudável para que o consumidor não desenvolva qualquer tipo de repúdio a uma marca por conhecer suas práticas erradas.

Além disso, desrespeitar ou menosprezar o adversário é arriscar incorrer em erros que poderão facilitar sua própria derrota. E quantos exemplos temos disto observando isto na vida esportiva ou nos negócios. Quantos talentos desprezados já surpreenderam as grandes empresas que os rejeitaram? Quantas viradas ou reviravoltas incríveis já foram vista nos mais diversos esportes?

Então, repeite e leve com seriedade o ambiente de competição para não ser uma vítima do próprio erro.

7 – Recompensa não vem só de grandes conquitas, títulos ou dinheiro

Não é só alcançar o destino que importa. Aproveite o caminho!

É possível perceber que mesmo as pequenas conquistas diárias, as pequenas etapas vencidas e não somente os troféus e medalhas se faz a contemplação de um competidor.

Pequenos feitos, pequenas melhoras, o reconhecimento de terceiros, muitas vezes, representam uma grande conquista. No segmento corporativo, isto equivale a tudo o que simbolize o respeito e o reconhecimento à sua marca e ao seu trabalho.

E tudo isto pode servir como mais combustível no motor da empolgação impulsionando a saltos e melhorias ainda maiores.

8 – Não fique inerte. É preciso tomar decisões

Dirigir uma empresa é como guiar um barco a vela. No barco, o vento traz a energia, mas sem uma direção competente, a vitória não será atingida.

Horas o vento estará a favor. Horas estará contra. Não será possível controlar a direção do vento. Só é possível controlar as velas e é necessário saber como usá-las para fazer todo o vento ser a favor do negócio.

Na empresa, a energia vem das pessoas, do mercado, das oportunidades, mas sem uma gestão bem coerente, integrada aos propósitos da organização e assertiva em suas decisões, os objetivos ficarão pelo caminho e muitos recursos poderão ser desperdiçados sem real utilidade.

Ao sinal de mudança de vento. Decida-se logo sobre como melhor usá-lo a seu favor.

9 – Seja um grande lider e um grande liderado

Aprender a ser liderado é tão difícil quanto ser líder. Não é fácil receber ordens e cumprí-las.

Não é fácil deixar o papel de guia de tudo para ser guiado. Mas é uma questão de maturidade ceder a liderança e aceitar seguir recomendações, conselhos, quando isto mostrar-se a estratégia mais adequada. No esporte, treinadores são sempre figuras vitais para o bom desempenho do atleta. No âmbito empresarial, gestores com maior experiência e resultados também o são.

Eles são o atalho para melhor utilizar seus esforço e determinação para alcançar os patamares de resultados desejados.

O controle de um negócio depende ao mesmo tempo de ensinar e aprender ao mesmo tempo. Ensinar os comandados e aprender com o que for possível para aplicar no seu dia a dia. O mesmo vale para um atleta. Ensinar reforça o que se sabe, assim como se aprende algo novo.

10 – Persista

Muitos são os momentos de desânimo, solidão e dúvidas sobre o caminho. Infelizmente não há certeza sobre os resultados. Não dá para saber se está ou não no caminho correto. A persistência ajuda a resolver estas questões dando tempo ao tempo, persistindo e buscando melhorias continuas. Após estar convicto a nunca desistir, esta decisão por si só gera diversas consequencias como maior foco e certamente obterá melhores resultados por ter persistido convicto que está fazendo o trabalho correto e obtendo os resultados correspondente.