Dicas para liderar seu time para grandes conquistas empresariais | Superando obstáculos

Dicas para liderar seu time para grandes conquistas empresariais

image_pdfimage_print

1 – Não vá sozinho. Tenha alguém para te ajudar

Sozinho você não vai conseguir muita coisa. Para aumentar suas chances, é preciso escolher os parceiros certos e que complementem as suas fraquezas.

Divida com os outros para ter mais bases para multiplicação.

Não se esqueça que as pessoas valem pelo que fazem e não pelo que conhecem ou como se apresentam.

 

2 – Desenhe um mapa do caminho para chegar onde deseja e divida-o em pedaços

Melhor é olhar para diferentes horizontes de tempo: o de 10 anos é o sonho grande, uma referência para dar energia para você e seu time; o de 3 anos é o business plan, que serve para ter um caminho; e o de 1 ano é o orçamento, que vai dizer o que você precisa fazer amanhã. Quando estiver chegando no sonho, é hora de arrumar outro.

 

3 – Faça as pequenas coisas bem feitas, tenha paixão pela excelência

As grandes empresas são sempre a soma de um milhão de pequenas. Cuidar dos detalhes vai permitir você fazer o grande bem feito. Isso é um hábito que precisa ser cultivado sempre.

 

4 – Ao crescer, nunca deixe seu negócio virar uma empresa grande

A empresa grande é aquela onde não se perde tempo com coisas pequenas ou detalhes, mas o negócio bom e grande é feito de um milhão de detalhes!

Depois de um certo tempo as ações de grande impacto vão começar a rarear e você dependerá da soma de muitas pequenas coisas para ter algum impacto.

No fim do dia, despesa e investimento são literalmente iguais.

Lembre-se: se não fizer isso e nem der valor, ninguém de sua empresa o fará por você.

 

5. Prepare-se para falhar e continuar insistindo

Você vai errar. Por isso, erre rápido, seja original nos erros e aprenda a lição para que os mesmos erros não voltem a acontecer. Conserte logo, e se precisar, mude a estratégia: muitos negócios de sucesso planejavam ser outra coisa ao iniciarem e souberam mudar.

 

6. Copiar é a maior inovação

No mercado brasileiro, pode-se copiar melhorando uma iniciativa que já existe em economias mais maduras. Isto é uma grande vantagem ao começar um negócio.

Por isso, antes de inovar, veja se não dá para copiar: pesquise outras indústrias e outros países e traga o que você aprender para a sua. Se não tiver jeito, invista em pesquisa e desenvolvimento, mas suas chances serão mais remotas.

Tenha orgulho de copiar, melhorando coisas que já existem!

 

7. Gaste menos que seus concorrentes e trabalhe mais que eles

A paixão pela excelência o levará a ser o mais produtivo da sua área, mas cuidado! Não se compare com sua concorrência, ou no máximo você será só um pouquinho melhor do que eles.

 

8 – Lidere pelo exemplo

Lidere por seus exemplos e não por suas palavras. O seu legado como empreendedor está nas coisas que você fizer todos os dias para transformar seu sonho grande em um negócio que emprega pessoas, e contribua para a melhoria de vida das pessoas que negociam com você.