Curta reflexão sobre autodisciplina e certos resultados de médio ou longo prazo


Uma questão aparentemente pouco explorada, que é uma característica básica do sucesso no empreendedorismo, nas dietas, no fisiculturismo em em demais atividades em que se estabelece uma meta:  a autodisciplina.

.

É um ponto muito interessante que liga não só estas questões, como muitas outras em nossas vidas.

Outro ponto bem interessante sobre o empreendedorismo, dietas e o fisiculturismo, em geral, é no que tange à contradição ‘vida recompensa’ x ‘realidade recompensa’.

Em geral, durante toda nossa vida, somos condicionados a ser recompensados imediatamente por um bom trabalho ou ações positivas. Seja por aquele que nos amam, aqueles que conhecemos, pela escola, etc. Isto faz com que estejamos condicionados a esperar resultados imediatos.

Isto é uma possível causa do porquê as pessoas que tentam dietas falham, pessoas que entram em academia buscando certas melhorias físicas desistem, etc. Eles esperam resultados rápidos e quando não conseguem, voltam para o frasco de biscoitos, para a vida sedentária, etc. Em resumo, retornam para sua zona de conforto.

E o motivo é o senso de imediatismo de não tolerar pagar os preços necessários para se alcançar certos objetivos. E a maneira de combater isto é com disciplina, seja persistindo e aprendendo ou seguindo um método.

Outro motivo importante é quando se tem um caminho já trilhado com sucesso como, por exemplo, uma especificação de dieta, um treinamento para ganho de condicionamento físico, uma melhoria de gestão no caso de uma empresa, etc. Tudo isto que já funcionou, costuma ser ignorado pelo ‘iniciante’, que por ter uma visão própria dentro de sua zona de conforto, costuma ignorar que o ser humano infelizmente aprende através de tentativa e erro, e este caminhos são mudanças de mindset e de hábitos necessário para evitar desnecessariamente que trilhe este caminho de tentativa e erro. Ou seja, é necessário encontrar, avaliar e acreditar no processo como atalho para se reduzir o preço a ser pago para alcançar certos objetivos.

Mas o modo confortável predominante nas pessoas de pensar com imediatismo e não querer pagar o preço, acaba infelizmente as conduzindo a desistirem ou apenas sonharem com o objetivo que num primeiro momento desejavam. O que é sonho sem ação? Certamente ilusão. E é isto que se torna o sonho da maioria das pessoas.

E para realizar certos sonhos e objetivos, será necessário agir, enfrentar e resolver os problemas e certamente ‘pagar os preços’.

Como a sua saúde e sua forma física, muitas vezes leva anos para refinar as habilidades empreendedoras e construir o seu negócio em algo que realmente seja sustentável, gere ganhos para os cliente e seja capaz de lhe gera uma renda. Seja paciente. Este processo de aprendizado e crescimento ao final costuma valer muito a pena.